LUZ, CÂMERA, AÇÃO: FORMATURA DO PROERD É REALIZADA EM JOSENÓPOLIS

29.06.2023

LUZ, CÂMERA, AÇÃO: FORMATURA DO PROERD É REALIZADA EM JOSENÓPOLIS

Alunos das redes municipal e estadual participaram da cerimônia do programa educacional que é realizado na cidade há 2 anos.

Na tarde desta quinta-feira (29), na quadra Poliesportiva, da E. M. Manoel José Lino ocorreu a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) dos alunos de 4º e 5º ano da rede municipal e 7º ano da rede estadual.

O Programa é promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais. A prefeitura de Josenópolis, via Secretaria Municipal de Educação e a Escola Estadual Juca Maria são parceiras desta ação.

O prefeito Daniel, salientou a parceria da rede de ensino e da família com ações como a da Polícia Militar, que visam a segurança e o crescimento pessoal de todas as crianças.

“É muito importante para nós, enquanto Secretaria de Educação, que as crianças continuem neste caminho que elas aprenderam ao longo desse tempo com os policiais. Eles (alunos) nem imaginam, mas o aprendizado que receberam destes policiais, em parceria com os professores, é extremamente importante. Mas para o Programa realmente funcionar, precisamos das famílias. O PROERD faz parte de um tripé entre escola, Polícia Militar, e família. O plantio da sementinha ocorreu com os policiais nas escolas, e agora, as famílias precisam continuar cultivando essa essência para no futuro colhermos bons frutos”, disse Daniel.

O programa consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família e tem por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Durante a solenidade, foi realizada a premiação aos alunos que se destacaram na elaboração de uma redação. Foi escolhido 03 textos por turma. Os autores das redações escolhidas receberam uma lembrança.

A cerimônia contou com as presenças do Prefeito Daniel, o Vice-Prefeito José Nilson, a Secretária de Educação Thaís, a Vice-Diretora da E.E. Juca Maria Luciana, os vereadores Naldo Anastácio, José Nilson, David Siqueira, Carlos Teixeira, Silvana Fagundes, O instrutor das turmas o Soldado PM Felipe Ribeiro, O Tenente França representando o Tenente Coronel PM Guilherme Antunes Machado e policiais do 50º Batalhão de Polícia Militar.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é programa educacional brasileiro que tem como base o DARE, programa educacional americano criado pela Professora e Psicopedagoga Ruth Rich em conjunto com chefe

do Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles Daryl Gates em 1983.