Neste sábado 22 de abril é comemorado o Dia do Descobrimento do Brasil
O ano de 1500, foi o momento em que os portugueses chegaram nas terras que hoje pertencem ao Brasil, esse evento, marcou a história do nosso país, foi fruto do esforço intelectual e de várias expedições marítimas realizadas pelos navegadores portugueses.
A “Descoberta” do Brasil deve, antes de tudo, ser considerada no contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, promovidos nos séculos XV e XVI, por castelhanos e portugueses.
Nesta época, Portugal e o Reino de Castela (que formaria a futura Espanha) se lançaram ao mar em busca de novas terras e, principalmente, metais preciosos, com isso, sabemos que anos antes dos portugueses, navegadores a serviço da coroa de Castela já teriam avistado terras no sul da América.
A história oficial consagrou o nome de Pedro Álvares Cabral como o primeiro a encontrar as novas terras, essas expedições marítimas eram realizadas com o maior segredo, pois Portugal e Castela concorriam entre si para descobrir terras além da Europa.
“O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de maio. Celebrada internacionalmente, essa data remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem da data remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores estadunidenses em Chicago no final do século XIX.” Referência: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm
O descobrimento do Brasil é como conhecemos a chegada dos portugueses ao Brasil, em 22 de abril de 1500. A chegada dos portugueses aqui se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral, português que encabeçava a travessia cujo destino final era a Índia. Referência: https://escolakids.uol.com.br/historia/descobrimento-do-brasil.htm#:~:text=O%20descobrimento%20do%20Brasil%20%C3%A9,destino%20final%20era%20a%20%C3%8Dndia.