Conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2024/2028 têm cerimônia de posse e diplomação

10.01.2024

Conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2024/2028 têm cerimônia de posse e diplomação

Novo mandato terá início nesta quarta-feira e serão quatro anos de gestão dos membros dos quatro colegiados
Os novos conselheiros tutelares de Josenópolis, eleitos no ano passado pela população josenopolense, foram oficialmente empossados e diplomados na tarde desta terça-feira (09/01), em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores. Os membros iniciam os trabalhos nesta quarta-feira (10/01) e terão mandato de quatro anos, pela gestão 2024/2028.
O processo de seleção de conselheiros tutelares é criterioso e composto por muitas etapas. Para se habilitar para a eleição, realizada em outubro do ano passado, todos os membros tiveram de comprovar experiência na área de defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de se submeter a uma prova de conhecimentos específicos, com exigência de pontuação mínima.
Mesmo após a eleição, que foi aberta a todo cidadão com mais de 16 anos e título eleitoral no município, os conselheiros eleitos seguiram passando por um ciclo de capacitações e orientações, para que possam iniciar os trabalhos, a partir desta quarta-feira (10/01), plenamente cientes de suas responsabilidades e incumbências.
O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As unidades têm atuação fundamental, pois servem como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima.
Ao tomar conhecimento desses casos, cabe ao Conselho Tutelar aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para a proteção integral da criança ou do adolescente. Os conselheiros tutelares têm autonomia para requisitar serviços de qualquer área do poder público, em especial de educação, saúde, assistência social e assistência jurídica.
O Conselho Tutelar também pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino, inclusão em serviços e programas oficiais, requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.
A cerimônia de posse e diplomação dos novos conselheiros tutelares de Josenópolis contou com a presença da Secretária de Assistência Social Iolanda Patrícia, dos vereadores Carlos Teixeira, Kukinha, Cido da Van, Naldo Anastácio, o Sargento José Dércio, os novos membros do Conselho e familiares.

 

Outras Notícias

Dia da Mulher
06.03.2024

“As mulheres são o resultado de um projeto único e perfeito. Seja feliz hoje e sempre. Feliz dia da mulher!”   Fonte: https://radiojornal.ne10.uol.com.br/mensagens/2022/03/14956657-dia-da-mulher-mensagens-e-frases-para-homenagear.html

COMUNICADO IMPORTANTE (GARANTIA SAFRA)
09.02.2024

O governo de Minas, em colaboração com a Prefeitura de Josenópolis,  a Secretaria de Agricultura e a EMATER, realizou um  levantamento para identificar os agricultores no município que estão aguardando o Número  de Identificação Social (NIS) para acessar benefícios: Número Aproximado de Agricultores Identificados: Cerca de 64 agricultores em Josenópolis foram encontrados nesta situação, onde […]

Carnaval
09.02.2024

O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras, como o entrudo. Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a […]