14.04.2023

Querida comunidade escolar,

Nossa relação sempre foi pautada no diálogo e em momentos como este, nossa postura não poderia ser diferente.

A Prefeitura Municipal de Josenópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Estadual Juca Maria se preocupam e se solidarizam com os sentimentos dos nossos alunos e de seus pais. Por esse motivo, viemos, de alguma forma, tentar acalmar o coração de vocês, que confiam a nós os seus (suas) filhos (as).

Sempre tratamos com prioridade a segurança de nossos alunos. Por isso, quando tomamos conhecimento das notícias que estão circulando na Internet, imediatamente acionamos as autoridades competentes para que eles nos orientassem como deveria ser a nossa conduta. Estamos atentos aos acontecimentos da sociedade e, sempre que necessário, tomaremos atitudes e planejaremos novas ações enquanto escola junto às famílias.

Diante dos últimos acontecimentos, julgamos importante ressaltar alguns pontos:

* Na Internet, temos acesso a informações de toda natureza e, muitas vezes, essas notícias são repassadas sem checagem da veracidade e da origem da informação. São as conhecidas Fake News.

*Reafirmamos, enquanto Escola, a necessidade de que os senhores pais fiquem atentos aos conteúdos das mídias sociais, aos quais seus filhos (as) têm acesso. Os pais, como responsáveis, devem ter total controle sobre o que seus filhos consomem na Internet.

Destacamos, então, que:

✔ Estamos mantendo contato permanente com as autoridades competentes de segurança da cidade, que reforçou o monitoramento das escolas.

✔Possuímos um sistema de segurança e monitoramento por câmeras 24 horas por dia.

✔ Além da segurança física, nós nos preocupamos também com a saúde mental de nossos alunos e, por isso, já ofereceremos o Serviço Psicológico. Porém durante este período em que a internet causa tantas incertezas e medo em toda a população, em especial, os atendimentos estarão voltados para ações com os temas “Medo e Ansiedade”, sentimentos estes, que, após os ataques recentes, estão presentes no cotidiano de todos nós.

Contudo, é importante ressaltar que não podemos ficar reféns de situações como essas e nem transmitir essa insegurança para as nossas crianças e adolescentes. Precisamos filtrar as mensagens e notícias espalhadas pela internet e nos fortalecer através de ORAÇÕES pelas nossas famílias e pela nossa sociedade. (Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6)

Estamos juntos! Contem conosco, sempre!

Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Escola Estadual Juca Maria de Josenópolis/MG