Nesta Quarta-feira, 28 de julho de 2021, a Prefeitura Municipal de Josenópolis, através da Secretaria de Cultura/Departamento de Cultura, deu início ao Cadastro das Casas de Farinha do Município.
Mais do que um local de fabricação de alimentos, as casas de farinha reforçam os laços de pertencimento e identidade das comunidades que enxergam a importância da produção de mandioca e dessas pequenas fábricas para suas vidas, servindo como base de alimentação e tradição para muitas famílias e comunidades.
A importância desses saberes motivou o IEPHA (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico) de Minas Gerais a iniciar pesquisas para identificar os Moinhos de Milho e as Casas de Farinha como patrimônio cultural de Minas Gerais. O cadastro coletivo, realizado pelo IEPHA, prefeituras, instituições de ensino, comunidades e pesquisadores em geral, irá ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse universo e propor medidas de proteção e salvaguarda desses bens culturais.
“O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de maio. Celebrada internacionalmente, essa data remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem da data remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores estadunidenses em Chicago no final do século XIX.” Referência: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm
O descobrimento do Brasil é como conhecemos a chegada dos portugueses ao Brasil, em 22 de abril de 1500. A chegada dos portugueses aqui se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral, português que encabeçava a travessia cujo destino final era a Índia. Referência: https://escolakids.uol.com.br/historia/descobrimento-do-brasil.htm#:~:text=O%20descobrimento%20do%20Brasil%20%C3%A9,destino%20final%20era%20a%20%C3%8Dndia.